terça-feira, abril 25, 2006

Sonhos e Heróis



Vivemos uma civilização blasé, tudo é qb... o amor, o envolvimento, a militância...
Tudo o que disturbe o tédio regulamentado da vivinha normal é olhado de revés...no entanto a civilização é feita de revoluções, de transformações...de grandes ideias que sobrepassam o papel e se lançam na rua para abalar multidões.
como diria Eça de Queiroz: "As revoluções não são factos que se aplaudam ou condenen. Haveria o mesmo absurdo que em aplaudir ou condenar as evoluções do sol. São factos vitais."
Ao olhar a expressão de esperança no rosto da criança e ao perceber a hombridade e caracter do homem que construiu abril sem esperar recompensa e voltou para o quartel (Salgueiro Maia)... penso muitas vezes em nós cristãos que corremos sempre... (
e pronto... no meio da minha azelhice-novata-de-blogger, apaguei o final desta minha entrada...e já não tenho a mínima ideia de qual era a minha ideia...fica a entrada possível...LOL

segunda-feira, abril 24, 2006

Em "ressaca" das férias


15 dias de férias antes do último push up deste semestre.
vivi 2 anos fora de Portugal. Foram tão intensos que ainda não digeri o facto de que a vida do meu mundo continuou a girar sem mim: Casamentos a que não fui, festas de anos a que faltei, o dia a dia de amizades que se foi espaçando. A sensação de out cast frente a conversas que não se percebe e piadas que não se apanham...
Mas estou alegre desta oportunidade de conhecer outras maneiras de viver... Faltam 3 meses para voltar a viver em Portugal. Provavelmente só depois de voltar vou apreciar cabalmente o que foi viver uma outra realidade.
Muitas vezes tive a sensação de que vivia num Limbo, sem raízes, sem refrências, sem saber o futuro...mas acho que esta "administração papal" tem razão em querer suprimir o Limbo... o Limbo acontece quando nós nos demitimos da vida, quando querendo perspectivar o futuro nos esquecemos que somos chamados a existir no presente.
Mergulhar cada dia no presente é a nossa vida. Podemos adiá-la, evitá-la ou reclamar... mas a esperança não é apenas futuro. Esperança é viver hoje plenamente, é sonhar o presente, para construir o futuro.
Solio Dio Gloria

sexta-feira, abril 07, 2006

Vida


"Porque buscais o vivente entre os mortos? Ele não está aqui mas ressucitou. E as mulheres voltando do túmulo, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os mais que com eles estavam. Eram Maria Madalena, Joana e Maria mãe de Tiago.; também as demais estavam com elas confirmaram estas coisas aos apóstolos."

Vou para Portugal de férias, que Deus esteja presente na nossas Páscoa.bjs

Páscoa




quinta-feira, abril 06, 2006

Em Tempo de Quaresma


Cada vez mais, esta é a nossa páscoa ->
Encaixamos celebrações religiosas na nossa agenda de fim de semana comprido. Cumprir horários liturgicos. Formatámos a Páscoa de tal modo que tudo o que nos resta são imagens difusas, leituras apresadas e um almoço de família. Culpamos a sociedade ocidental consumista por ter pervertido o Natal:

blá, blá, blá consumismo,
blá blá blá Vade Retro Pai Natal...

e a quem vamos culpar pelo cinzentismo sombrio com que celebramos a Páscoa?

Em Tempo de Quaresma


"Senhor, nosso Deus! Estamos reunidos neste dia para nos lembrarmos como realizaste a tua vontade boa e forte no mundo e em todos nós, permitindo que o nosso Senhor Jesus Cristo, teu Filho amado, fosse preso para que nós fôssemos libertados, que Ele fosse condenado para que nós fossemos absolvidos, que Ele sofresse para que nós tivéssemos alegria, que Ele fosse morto para que pudéssemos ter a vida eterna.
Nós, por nós próprios, perder-nos-íamos. Não merecemos esta salvação, nenhum de nós. Tu, porém, na realeza incompreensível da tua misericórdia, uniste-te a nós, no nosso pecado e na nossa miséria, para nos fazeres grandes coisas. Como poderíamos agradecer-te a não ser compreendendo, reconhecendo e valorizando estas grandes coisas? Que este mesmo Salvador vivo, que sofreu por nós, foi crucificado, morto e sepultado e que ressuscitou, entre agora no nosso meio, fale para os nossos corações e consciências, nos abra para o teu amor, nos ensine a nos confiarmos plenamente a este mesmo amor, a vivermos dele e só dele."

Karl Barth.
Aguarela de Elmer Yazzie

quarta-feira, abril 05, 2006

Traves & Argueiros





Surfando nos blogs evangélicos, dou-me conta da viva indignação que grande número de autores sente pelo modo desumano como os terríveis islâmicos tratam as suas crianças… Apresentando fotos de um suposto castigo (http://www.axxter.net/index.php/2005/12/20/19-lhorreur-iranienne) que seguindo a chária esmagaria o braço de um rapaz de 8 anos apanhado a roubar pão, os comentadores cristãos de serviço declaram enfáticamente: “O ocidente só não é essa barbárie porque o cristianismo chegou!”

“Post” após “post” que lia, me fazia ficar mais incomodada… como era possível que todos se indignassem tanto pela cultura “fanática” e “desumana” que torturava uma criança, (e o que quer que se esteja a passar com a criança das fotos é mau e está errado) mas nem uma palavra fosse dito sobre o modo como o ocidente “esclarecido” e “cristão” trata a suas crianças??? Senti que muitas vezes somos como espelhos: reflectimos a imagens dos outros, mas não temos a capacidade de nos vermos a nós próprios.

Seria importante que cada um de nós como cristãos reflectisse sobre estes dados:
Um estudo da Unicef publicado em 2004 revela que os maus tratos infantis provocam 3,500 mortos por ano nos países desenvolvidos.
80% dos autores dos maus tratos são os pais biológicos.

As estatísticas oficiais falam de 14 mil crianças negligenciadas pelos pais nos últimos cinco anos em Portugal.
Em 2004, Portugal ficou no topo da tabela dos 16 países da OCED (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) no que toca à violência contra crianças.
A violência doméstica é aterradora: No primeiro semestre de 2005 registou-se um assustador número de 4 mulheres mortas por semana por maus tratos e negligência, em média morrem 66 crianças anualmente vítimas de maus tratos, nos hospitais regista-se por dia uma média de 2 menores maltratados ou em risco de internamento, 150.000 crianças vivem no limiar do perigo….
A Inspecção-Geral da Saúde, frisa nos seus relatóros que os dados não traduzem a realidade nacional já que alguns hospitais reconhecem que nem sequer efectuavam este tipo de registos.
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=536370
http://www.mulheres-ps20.ipp.pt/estatisticas.htm
http://www.portalmulher.sdv.pt/articles.asp?cmd=last&cat=113&id=3416

segunda-feira, abril 03, 2006

"Os bons acabam felizes e os maus têm sempre um fim desgraçado. Assim se define o que é ficção..." Oscar Wilde


Pedro Namora, Felícia Cabrita e Manuela Moura Guedes são três personalidades que sempre defenderam as vítimas de abusos sexuais da Casa Pia. Três anos depois do escândalo ter sido tornado público, Pedro Namora foi despedido da Câmara Municipal de Odivelas (coordenava o gabinete de Turismo), Felícia Cabrita teve de deixar o ‘Diário de Notícias’ (trabalhava na revista ‘Grande Reportagem’) e Moura Guedes abandonou a apresentação do ‘Jornal Nacional’, da TVI.
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?idCanal=0&id=186512

Tempo de Quaresma


Em tempo de Quaresma pensemos nas multidões que vinham a Jesus cheias de esperança.
Nas multidões que traziam tudo o que tinham...a dor, o desespero, o seu presente sem futuro.

Em tempo de Quaresma pensemos se também nós atraímos os desesperados deste mundo.
Pensemos se nós somos bênção ou tentamos ser juízes para o mundo.

Em tempo de Quaresma deixemo-nos comover pelas ovelhas sem pastor que todos os dias Deus conduz à nossa vida...

domingo, abril 02, 2006

Mulheres estejam caladas

Este blog
é uma ironia aos versículos de 1 Timóteo 2,
onde supostamente Paulo,
instrui as mulheres a estarem caladas na igreja.

É também um desafio a uma sociedade misógenea onde não é assim tão linear que as mulheres sejam cidadãos de plenos direitos.

How you, Athenian men, have been affected by my accusers,
I do not know;
but even I myself have almost forgotten myself,so persuasively did they speak;
and yet they have spoken hardly anything of the truth.
Apologia Sokratous

Durante tantos séculos as mulheres foram reduzidas à situação de cristãs domésticas, que muitas vezes elas próprias chegam a pensar que em verdade Deus lhe deu um papel de cristãs de segunda classe, que devem receber bênção por entreposta pessoa e que somente se salvam dando à luz… (1 Tm. 2:15) No entanto…Qual é a mensagem central do cristianiamo? “O tempo se cumpriu e o reino de Deus está perto, arrependam-se e crede no evangelho.”
Quais foram os primeiros mensageiros desta boa notícia? Um grupo de mulheres que experimentaram o Cristo ressuscitado, quando de madrugada resistindo ao medo se dirigiram ao sepulcro.
O cristianismo nasce através do testemunho de mulheres que sendo discípulas de Jesus foram anunciar a sua ressurreição aos seus irmãos. Esta é a base da fé cristã. Como é possível então, que aceitemos o testemunho das mulheres como pedra de toque da nossa fé: A Ressurreição, mas lhe neguemos o direito de obedecer ao mandamento de Jesus: “Vão anunciar aos meus irmãos.” (?)
Será que as igrejas vão ser o ultimo reducto da terra, onde as mulheres são descriminadas, ouvindo todos os domingos mensagens de libertação?
Será que o sopro de vida com o qual fomos criados é de inferior qualidade para as mulheres?
Será que vamos continuar a sufocar o grito de liberdade que ecoou por toda a Galileia e Judeia?
Na verdade não encontro em mim como mulher, nenhuma característica específica baseada em fisiologias que me desvincule deste mandamento de ir e anunciar. Não foi Cristo que nos atribuiu o lugar de sombras bruxuleantes iluminadas pela luz da masculinidade, mas foi o peso de uma igreja imperial e estatal que afastou as mulheres do seu papel claro nos evangelhos de constructoras e líderes das igrejas nascentes. Foi o desespero eclesiástico de uma instituição que lutava por hegemonia ortodoxa e sobrevivencia politica que silenciou a voz das mulheres. Do Cristianismo primitivo, até à Cristandade, surge um precurso que procurando aferir-se à cultura vigente silencia dons e carismas. Usando a alteridade como causa para a subordinação, a hierarquia reduziu as mulheres a meras ouvintes. Mas este ouvir não tem nada que ver com o conceito Jesuánico de acreditar: Acreditar não era algo puramente cognitivo, mas sim acção e proclamação.
Em Outubro de 1995, o então Cardeal Ratzinger, afirmou que a Igreja não tinha autoridade para ordenar mulheres já que Cristo tinha escolhido homens como apóstolos. Na verdade, baseados na tradição magisterial da Igreja e não na Bíblia ou no testemunho da Igreja Primitiva, a igreja católica e alguns grupos evangélicos partilham de facto uma espécie de ecumenismo misógino: O sexo biológico de Jesus ganha um significado teológico. Uma filosofia de diferenças naturais funciona como justificador suficiente para excluir as mulheres de uma cidadania plena do Reino de Deus.














Pedras no caminho?...
Guardo todas...
um dia vou construir um palácio...

Fernando Pessoa