domingo, abril 02, 2006

Mulheres estejam caladas

Este blog
é uma ironia aos versículos de 1 Timóteo 2,
onde supostamente Paulo,
instrui as mulheres a estarem caladas na igreja.

É também um desafio a uma sociedade misógenea onde não é assim tão linear que as mulheres sejam cidadãos de plenos direitos.

How you, Athenian men, have been affected by my accusers,
I do not know;
but even I myself have almost forgotten myself,so persuasively did they speak;
and yet they have spoken hardly anything of the truth.
Apologia Sokratous

Durante tantos séculos as mulheres foram reduzidas à situação de cristãs domésticas, que muitas vezes elas próprias chegam a pensar que em verdade Deus lhe deu um papel de cristãs de segunda classe, que devem receber bênção por entreposta pessoa e que somente se salvam dando à luz… (1 Tm. 2:15) No entanto…Qual é a mensagem central do cristianiamo? “O tempo se cumpriu e o reino de Deus está perto, arrependam-se e crede no evangelho.”
Quais foram os primeiros mensageiros desta boa notícia? Um grupo de mulheres que experimentaram o Cristo ressuscitado, quando de madrugada resistindo ao medo se dirigiram ao sepulcro.
O cristianismo nasce através do testemunho de mulheres que sendo discípulas de Jesus foram anunciar a sua ressurreição aos seus irmãos. Esta é a base da fé cristã. Como é possível então, que aceitemos o testemunho das mulheres como pedra de toque da nossa fé: A Ressurreição, mas lhe neguemos o direito de obedecer ao mandamento de Jesus: “Vão anunciar aos meus irmãos.” (?)
Será que as igrejas vão ser o ultimo reducto da terra, onde as mulheres são descriminadas, ouvindo todos os domingos mensagens de libertação?
Será que o sopro de vida com o qual fomos criados é de inferior qualidade para as mulheres?
Será que vamos continuar a sufocar o grito de liberdade que ecoou por toda a Galileia e Judeia?
Na verdade não encontro em mim como mulher, nenhuma característica específica baseada em fisiologias que me desvincule deste mandamento de ir e anunciar. Não foi Cristo que nos atribuiu o lugar de sombras bruxuleantes iluminadas pela luz da masculinidade, mas foi o peso de uma igreja imperial e estatal que afastou as mulheres do seu papel claro nos evangelhos de constructoras e líderes das igrejas nascentes. Foi o desespero eclesiástico de uma instituição que lutava por hegemonia ortodoxa e sobrevivencia politica que silenciou a voz das mulheres. Do Cristianismo primitivo, até à Cristandade, surge um precurso que procurando aferir-se à cultura vigente silencia dons e carismas. Usando a alteridade como causa para a subordinação, a hierarquia reduziu as mulheres a meras ouvintes. Mas este ouvir não tem nada que ver com o conceito Jesuánico de acreditar: Acreditar não era algo puramente cognitivo, mas sim acção e proclamação.
Em Outubro de 1995, o então Cardeal Ratzinger, afirmou que a Igreja não tinha autoridade para ordenar mulheres já que Cristo tinha escolhido homens como apóstolos. Na verdade, baseados na tradição magisterial da Igreja e não na Bíblia ou no testemunho da Igreja Primitiva, a igreja católica e alguns grupos evangélicos partilham de facto uma espécie de ecumenismo misógino: O sexo biológico de Jesus ganha um significado teológico. Uma filosofia de diferenças naturais funciona como justificador suficiente para excluir as mulheres de uma cidadania plena do Reino de Deus.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

PREACH ON SISTER!!!!

04 abril, 2006 10:06  
Anonymous Anónimo said...

sempre q numa civilização as mulheres tomam a liderança é sinal d q a civilização está a decair...vejam o ocidente...

05 abril, 2006 18:41  
Blogger mulheres_estejam_caladas said...

UNS MAIS IGUAIS QUE OUTROS

Muito se fala da decadência do ocidente... mas como é que se mede a decadência de uma civilização?
Pela extenção dos territórios conquistados? Pelo compto dos povos subjugados? que é uma civilização em ascenção?
Até que ponto não é quando uma civilização se "civiliza" e deixa de subjugar e conquistar que entra em "decadência"? Até que ponto não é quando se tolera o diferente e se dá espaço ao outro que as civilizações perdem o poder coersivo e entram na "decandência"?
Interessante pensar que se denfenda grosso modo, que ser civilizado e humano significa olhar o outro como igual mas que depois claramente se excluam as mulheres deste "ser igual"...

19 abril, 2006 17:05  
Anonymous Anónimo said...

Uma ironia ao versículo ou à interpretação deles?

20 maio, 2006 21:17  
Blogger mulheres_estejam_caladas said...

vale..vale...

29 junho, 2006 00:48  
Blogger Mario Persona said...

Já pensou que confusão se cada um escolhesse nas cartas com a doutrina dada à igreja o que serve e o que não serve para os dias de hoje? A passagem de 1 Co 14 é clara e o contexto também: nas reuniões da igreja as mulheres devem permanecer caladas.

Evidentemente isso não se trata de um rebaixamento da mulher ou discriminação, e sim uma questão de ordem. Se o presidente do Brasil viajar em um avião de carreira, enquanto estiver ali ele deve ser submisso ao comandante do avião. Ele não pode se levantar quando quiser, mas só quando o comandante diz. Embora o presidente esteja hierarquicamente acima do piloto, ali existe uma ordem que deve ser obedecida. Deus é um Deus de ordem também. Se Paulo tivesse algo contra mulheres, Cláudia não faria parte da saudação de Paulo em 2 Timóteo.

19 junho, 2008 18:24  

Enviar um comentário

<< Home