quarta-feira, abril 05, 2006

Traves & Argueiros





Surfando nos blogs evangélicos, dou-me conta da viva indignação que grande número de autores sente pelo modo desumano como os terríveis islâmicos tratam as suas crianças… Apresentando fotos de um suposto castigo (http://www.axxter.net/index.php/2005/12/20/19-lhorreur-iranienne) que seguindo a chária esmagaria o braço de um rapaz de 8 anos apanhado a roubar pão, os comentadores cristãos de serviço declaram enfáticamente: “O ocidente só não é essa barbárie porque o cristianismo chegou!”

“Post” após “post” que lia, me fazia ficar mais incomodada… como era possível que todos se indignassem tanto pela cultura “fanática” e “desumana” que torturava uma criança, (e o que quer que se esteja a passar com a criança das fotos é mau e está errado) mas nem uma palavra fosse dito sobre o modo como o ocidente “esclarecido” e “cristão” trata a suas crianças??? Senti que muitas vezes somos como espelhos: reflectimos a imagens dos outros, mas não temos a capacidade de nos vermos a nós próprios.

Seria importante que cada um de nós como cristãos reflectisse sobre estes dados:
Um estudo da Unicef publicado em 2004 revela que os maus tratos infantis provocam 3,500 mortos por ano nos países desenvolvidos.
80% dos autores dos maus tratos são os pais biológicos.

As estatísticas oficiais falam de 14 mil crianças negligenciadas pelos pais nos últimos cinco anos em Portugal.
Em 2004, Portugal ficou no topo da tabela dos 16 países da OCED (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) no que toca à violência contra crianças.
A violência doméstica é aterradora: No primeiro semestre de 2005 registou-se um assustador número de 4 mulheres mortas por semana por maus tratos e negligência, em média morrem 66 crianças anualmente vítimas de maus tratos, nos hospitais regista-se por dia uma média de 2 menores maltratados ou em risco de internamento, 150.000 crianças vivem no limiar do perigo….
A Inspecção-Geral da Saúde, frisa nos seus relatóros que os dados não traduzem a realidade nacional já que alguns hospitais reconhecem que nem sequer efectuavam este tipo de registos.
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=536370
http://www.mulheres-ps20.ipp.pt/estatisticas.htm
http://www.portalmulher.sdv.pt/articles.asp?cmd=last&cat=113&id=3416