terça-feira, maio 27, 2008

Grandes Esperanças


A Bianca fez 3 anos no mês pasado.

As notícias que tenho é que neste momento já foi adoptada. A alegria de saber que ela não vai crescer numa instituição mas sim com pais é um pouco toldada pelo amargo de uma história que não acabou bem. Penso na Lis. Penso na menina que ela foi e que se perdeu adolescência fora. A Lis neste momento tem 18 anos, a última notícia que tenho dela é que estava com problemas com a polícia, é provavel que esteja presa. Milhares de Lis e Biancas por estas terras fora. Mas não me consigo esquecer da Lis no primeiro acampamento onde a conheci: a carência, o abraço que sofocava de necessidade, o olhar de pedido e o sentido de humor.

Tenho tantas saudades desta Lis. No outro dia uma prima da Elsa perguntou-me promenores da história. Resumi tudo em 3 frases. Doi muito lembrar tudo. Sempre me lembro da Lis no primeiro acampamento onde a conheci: menina, inocente, criança sem ter culpa do seu passado.

Sabia desde o início que as probabilidades de a história acabar bem eram míninas. Anos de maus tratos não se saram na adolescência. Mas a esperança de que o empenho pudesse mudar o curso da história. O desejo de ver um final feliz. Tudo se resume a que: podemos ajudar, podemos facilitar, dar hipóteses, saídas, mas tem que ser a pessoa a querer mudar, a querer sair do ciclo onde a sua vida a meteu. Ninguém muda outra pessoa. Só nos podemos mudar a nós. E mudar quem somos é das coisas mais difíceis do mundo. Ninguém quer deixar de ser quem é, com o medo de deixar de saber o que é.

Orei tanto para que a Lis mudasse. Desejei tanto um final de história feliz. Chorei tanto porque antevi onde a levaria o caminho que seguia. Lutei tanto para que tudo fosse diferente. Tanta gente rezou, batalhou, deu de si. A história não acabou em tragédia. Salvou-se a Bianca. E a minha amiga Elsa, muito mais ligada à Bianca, respira de alívio. A vida daquela bébé estava ligada à sua. Deu-lhe o primeiro banho, lutou pelas vacinas, consultas, viu-a crescer e sorrir, ela enroscava-se no seu colo. Mas eu... lembro-me tanto da Lis no primeiro acampamento onde a conheci.

sábado, maio 24, 2008

Espaço mental

A pastora- solteirona lia Sesboüé, Moltmann, Schweizer, Bornkamm. A pastora-casadoira lê a Caras Decoração e a Casa Cláudia.
A pastora-solteirona via programas de informação, a pastora-casadoira vê o Querido Mudei a Casa.
A pastora-solteirona ia ao cinema e a concertos. A pastora-casadoira respira IKEA, sonha com a Conceição Vasco Costa e não perde uma vista de olhos pelas novidades da ÀREA.
Troca a FNAC pela WORTEN, e as séries de culto por umas comprinhas na loja de ferragens mais perto de casa. Tudo o que é lojas de móveis é sítio de peregrinação.
A pastora-solteirona telefonava para saber dos amigos, a pastora-casadoira telefona para a PT, SAPO, TV-CABO para mudar contratos e moradas.
A pastora-solteirona sonhava com a sua lista de futuras compras na AMAZON – sendo que o Dicionário Teológico do Antigo Testamento era o seu alvo número um, a pastora-casadoira conta os trocados para comprar os toalheiros e os candeeiros.
A pastora-solteirona tinha um blog, a pastora-casadoira escrevinha uns parágrafos sobre o wedding to come...

E em mudanças...







... montes de caixotes de livros, muitos móveis em versão Lego para montar, mas com a ajuda dos nossos duendes trabalhadores foi tudo muito mais fácil. Aqui estão eles peritos em mudanças e em montagens de material de IKEA.


sexta-feira, maio 16, 2008

Celebrações Ecuménicas

E já vamos em 6 este ano. De paróquia em paróquia levamos oração, luz e música. Algumas pessoas espantam-se:
"Mas atão agora já somos todos amigos? Antigamente os padres diziam para nós nos afastarmos, agora estes novos dizem para a gente convivermos."
Outras alegram-se: "Ora assim é que devia de ser, eles são filhos de Deus como nós."
Umas espantam-se:
"Pois isto é tudo muito bonito, mas passaram pela nossa senhora e nem se benzeram!"
"Ó mulher, mas o senhor padre diz que somos todos irmãos!"
"Pois sim, mas nem uma véniazinha, olha que eu bem os estive a ver!"
Mas no geral o contentamento é grande, depois da celebração e cá fora na noite, ouve-se o cântico final, olham-se as velas a tremer ao vento e sente-se o sorriso feliz dos participantes que vão para suas casas mais leves.
Aconteceu cristianismo.


segunda-feira, maio 12, 2008

Faltam dois meses

E de repente a data torna-se extremamente perto. Só 2 meses. Tantas coisas para fazer e as semanas a galopar. As coisas grandes estão tratadas. Mas a sensação de vertingem comecei a senti-la.

domingo, maio 11, 2008

Pentecostes


Pentecostes é Deus no mundo, entrando no nosso dia a dia e enchendo-o de vento e fogo. O vento que limpa, desperta e empurra; o fogo que inquieta, ilumina e purifica.
hPentecostes
Pentecostes é dizer que todos falamos a mesma língua, que não nos podemos fechar, que ir e falar é o único caminho. Pentecostes é a humanidade possuída pelo seu criador.
k
Pentecostes é expansão, é transmissão, é abraço e envio. Dá poder impulso, firmeza, mansidão.
Pentecostes une e envia. É luta e perdão. Vincula e desinstala.

sexta-feira, maio 09, 2008

Inquietações

De volta a Lemede, tive que apanhar um Alfa. E de todas as vezes que o fiz a pergunta boiou na minha mente: Porque carga de água pensa a CP que os viajantes estão interessados nas peregrinações do Eládio Clímaco pelo Portugal profundo? De viagem entre Coimbra e Lisboa será que alguém se interessa verdadeiramente por saber fazer chouriças, colheres de pau ou pelas artes de funileiro?
Todas as vezes que apanhei o Alfa lá vi o Eládio de roupão em vários SPAS, de chinelos em várias piscinas... De casacão nas fábricas de queijos por veredas fora. Devo ser eu mas de viagem de Alfa queria um filme, uma série para descontrair, algo para rir. Notícias quem sabe. O professor José Hermano Saraiva seria para lá de mais interessante.
Mas não. E hoje assisti a uma prova de vinhos e ao cozinhar de um bacalhau com qualquer coisas verde, não sei bem o quê pois já desisti de usar os phones.

domingo, maio 04, 2008


We've got to hold on ready or not
You live for the fight
when it's all that you've got.

Whooah, were half way there
Whooah, living on a prayer
Take my hand
and we'll make it - I swear
Whooah, living on a prayer.

Bon Jovi