segunda-feira, abril 12, 2010

Pastorado no feminino

1. PASTORA CASEIRA. Se perguntarem a um pastor homem qual foi a maior alegria do seu último mês, com certeza que ele não responderá: "Comprar uma máquina de lavar roupa que lava bem a roupa e ainda por cima centrifuga a roupa de forma fantástica!" Os pastores masculino passam por cima desses inefáveis comezinhos. Ser pastora e fada do lar é uma dupla tarefa que nos desvia e absorve. Podem fazer de uma mulher, pastora; mas é inevitável que a pastora acumule as funções de doméstica ...
E se perguntassem a um pastor homem qual o seu mais ardente anseio, estou certa que ele não diria "Ter condições para contratar uma empregada interna!" Hoje depois de estender a 3ª máquina de roupa, pensei o que eu queria mesmo era não pensar em máquinas de roupa, canos entupidos, fogões que é preciso instalar e compras que é preciso fazer. Queria ser um pastor dedicado daqueles que só pensam na seara do Senhor e no resgatar almas da perdição. Ser uma pastora dedicada tem outras implicações menos etéreas.

2. PASTORA ROMÂNTICA. Nos filmes românticos o casal herói termina sempre as suas noites em tórrido romance. Ontem depois de um fim-de-semana em que fui a Lisboa, estive em 3 livrarias, 1 almoço e um jantar, 2 supermercados, ainda voltei para 1 reunião, 1 escola dominical, 2 cultos, 2 festa de anos (uma delas cá em casa) a coisa mais romântica que o marido disse foi: “Vai-te deitar que eu arrumo o resto.” Romantismo para uns é acção, para mim será adormecer com o som de talheres a tilintar na cozinha.