sexta-feira, novembro 28, 2008

Kids

A minha turma da escola básica do Tojeiro tem 5 pestes masculinas e terroristas. Arrotos, traques, gritos, arrastar cadeiras o mais barulhento possível. Depois de algumas conversas psicológicas, decidi que não podia continuar assim.

A minha turma do Bebedouro, tem também 4 miúdos difíceis, um hiper-activo, um com dificuldade de aprendizagem, outro com muitos problemas em casa, e outro que gosta de chamar a atenção. Mas são diferentes. São traquinas, falam pelos cotovelos, levanta-se sempre que podem, mas não são mal-educados. Então com jeito, firmeza e brincadeira vão lá. Mas os dos Tojeiro são desafiadores e incivilizados.

As nossas instruções para o 1º e 2º ano, são para fazer aulas com muita oralidade e pouca escrita.
Resolvi então, que iam escrever até que lhes caísse os dedos: cópias, ditados, fichas - muitas fichas. melhorou. Ontem já com o volume geral mais baixinho, um deles sobresaía em gritos. Disse-lhe: "Se não te calar eu escrevo uma nota para os teus pais no caderno".
Tipo armado em bom o miúdo responde: "Não é preciso escrever no caderno! Existe a caderneta do aluno!!!!"
Ora bem, isso mesmo - e eu que nem me lembrara de tal coisa - assunto resolvido, e como se soubesse desde sempre da dita caderneta disse:
"Então dá-me lá a tua caderneta de aluno."
Silêncio sepulcral na aula.
"Hi...." ouve-se lá do fundo... Os últimos 10 minutos de aula foram fantástico. Hoje o 1º miúdo foi um anjinho, fez tudo tão bem que até lhe dei um desenho para pintar no final da aula como presente. Repeti a mesma receita com o sr. arrotos-e-traques - notinha na caderneta de aluno- e o ambiente brise e sonoro da aula ficou muito melhor...
Hum...
Acho que as próximas semanas vão ser mais silenciosas.

1 Comments:

Blogger Vitor Mota said...

Bem vinda ao clube! Desejo-te muita sabedoria!
V.

20 dezembro, 2008 20:50  

Enviar um comentário

<< Home