sexta-feira, outubro 10, 2008

Uma terra linda de morrer

E nestas semanas já estive em 4 estados:

Pensilvania. Antiga, victoriana. Elegante. Gente reservada. Simpática. O Outono tem cores de amarelo e vermelho. As árvores altas ganham cores quentes. Pequenas montanhas.

Nassville, Tenassee. O sul no seu explendor. uma cidade dinâmica. Com gente que fala com toda a gente na rua. Gente alegre e divertida, expontânea e extrovertida. Os subúrbios são fantásticos, casas lindas, jardins a perder de vista. Sem muros, sem árvores a tapar a vista. As casas não têm protecção. Janelas enormes, portas cheias de vidros, ninguém fecha a porta quando está em casa.

Minnesota & Wisconsin. Paisagem a perder de vista, Milhas e milhas de vales, colinas e prados de todos os tons de verde, amarelo e vermelho. Estradas largas. Cidades mais pequenas. Gente mais introvertida. Pouca diversidade cultural. Antigos colonos da europa do norte. Reservas de índios que sobrevivem através dos casinos que as reservas possuem. Igrejas com menos gente. Aliás muita gente migra para outros estados porque a economia está mal.



Por toda América as casas são completamente desprotegidas. O crime é baixissimo nos subúrbios. Ninguem fecha a porta quando esta em casa. Volto a dizer as portas são com muito vidro. As janelas são enormes, sem janelas de madeira ou estores. É fantástico de ver para quem vem de Lisboa...