sábado, novembro 22, 2008

Exame


Hoje foi a Comissão de Exame que declarará se nos acha - os 3 pastores estagiários - dignos de sermos ordenados ao ministério pastoral. no final a Comissão enviou-nos com o texto de Mateus que diz: "Eis que vos envio como ovelhas para o meio de lobos."
Os lobos serão sempre uma constante. Percebi, mas ainda não consigo serenar. Sinto também que para além dos lobos exteriores há uivos interiores que nos afastam da missão e do Reino. Sei que aos lobos se tem que responder com misericórdia, perdão e amor. Mas os uivos mandam-nos gritar a verdade. Erguer bandeiras de guerra contra o mal. Jesus caminhou em amor. Muitas vezes sonhamos com cruzadas. Duro com duro não faz muro diz-nos o povo. Não pela força, nem pela violência, mas pelo meu espírito diz o Senhor.

Medos? Muitos.
Que o afã de ganhar o mundo para Cristo, me faça esquecer dos mais pequeninos. Que a urgência de lutar pela verdade, me faça esquecer a misericórdia.
Espera-se que o pastor seja um exemplo de temperança, longanimidade, dignidade. Olho-me ao espelho e vejo um ser humano, nem melhor nem pior. Um ser humano: bondade e maldade. Perdão e ressentimento.

Medo? Que os meus erros se tornem pedra de tropeço. Que me esqueça que viver o Reino de Deus é claridade, entusiasmo, força, vitória. E... Alegria. Alegria. Alegria.
d
Imagem: my_heart_is_in_your_hand_Barbara_Bagshaw