segunda-feira, setembro 15, 2008

Casamento na Gândara

1º O casamento aqui começa com um ENORME pequeno-almoço no local da recepção: Salgadinhos, pãezinhos de leite com fiambre e queijo, não está mal... mas para além disso é claro que não pode faltar o leitão logo de manhã e é possível encontrar saladinha de atum, chanfana e para acompanhar cervejinha fresquinha e vinho verde.

2º Em cortejo chega-se à igreja para onde uns amigos do noivo precavidos, não vá o casamento demorar muito, transportam uma geleira com várias garrafas de vinho verde, pois homem que é homem fica à porta da igreja, ora se o sermão demora muito não se fica ali ao sol com a garganta seca, enfileiravam-se já bastantes garrafas junto ao muro da igreja, quando finalmente descem os noivos que são atacados com vários pacotes de arroz e algumas pétalas. Na verdade os pacotes de arroz são despejados directamente sobre as cabeças dos noivos. Fogem os noivos para o carro já todo enfeitado de fitas e flores.

4º O almoço,servido às 4h00 é bom e suculento. Mas... coisa interessante os casamentos têm uma espécie de intervalo - antigamente era porque as pessoas tinham que ir dar de comer aos animais e tirar o leite às vacas, hoje é porque já é tradição. -Então eu que tive que sair antes do almoço acabar pois tinha um ensaio na igreja, quando volto descubro o local quase vazio, com o habitual grupo de animação a repetir as músicas do Quim Barreiros até à exaustão. Por volta das 21h voltam as pessoas mas já vestidas de outra maneira, fica o marido de fato a destoar. Eu até gosto de trautear música Pimba, só que este grupo em 10 múscias que cantava 8 era do Quim.

5º O baile. Interessante os rapazes e homens que resistem quase todos aos pedidos das namoradas e mulheres para dançar, abraçam-se uns aos outros e dançam: pulam todos aos molho com Chutos e Pontapés e comprimem-se dois a dois bem juntinhos com o Quim Barreiros e etc... Interessante mesmo.

6º Corta-se o bolo com fogo de artifício e depois voltamos para o jantar. Por volta da meia-noite despeço-me pois o dia de domingo é de trabalho, mas a festa ainda deveria estar para durar.