quarta-feira, março 25, 2009

Visitação


E no domingo passado tive uma reunião com o conselho de igreja no qual falámos de visitação: Quando, quem e como é que eu iria fazer visitação. Fazer visitação na Igreja do Bebedouro é complicado. Muitas das pessoas vivem em aldeias sem nome de ruas, e muitas das ruas não têm número. O que significa que ou vou com alguém que conhece o sítio, ou sozinha nunca vou chegar lá.

A última vez que tentei ir visitar alguém sozinha, um irmão da igreja disse-me que a casa que eu queria ficava depois do 2º candeeiro aceso. Ora à distância que estava parecia que só havia 2 candeeiros, quando cheguei à rua havia muitos candeeiros acesos e enfrentei numa das casas 2 cães de guarda - "Olhe que estranho eles deixaram-na passar!" - Quando vi os cães a ladrar-me à janela do carro, eu tinha respirado fundo e saído do carro confiada que o tal irmão me teria avisado se na casa em questão houvesse cães perigosos, na verdade a casa que eu queria não tinha cães perigosos, mas esta não era a casa que eu queria - "Eles não costumam ser tão simpáticos" (eles não pareciam simpáticos), comentou o vizinho depois de me dizer que aquela não era a casa que eu procurava, mais à frente tentei despegar-me de uma vizinha simpática que queria saber EXACTAMENTE o que é que eu era e porque queria visitar quem eu ia visitar, e desfiz-me em desculpas para não apoquentar um vizinho desconfiado que lá resmungou que era na casa ao lado. Portanto é uma odisseia fazer visitação no campo.
Mas voltando ao assunto. Na tal reunião escrevinhei os nomes das pessoas a visitar, e os nomes são deliciosos:
Muitos ti qualquer coisa: Ti Olívia, Ti Piedade. Muitos filhos de... mãe de: Filha da Alcina, mãe do João. O Zé da Tila. E a mais interessante a Ti Maria da Loiça...