sexta-feira, março 06, 2009

Ordenação - reflexões

1. Havia um homem que decidiu fazer um banquete e convidou os seus vizinhos, amigos e conhecidos, alguns deles recusaram ir dizendo: "Tenho outras coisas para fazer". "Tenho coisas que me impedem de ir." Então vieram da rua pessoas que o senhor não conhecia e quiseram descobrir o que era aquela festa, e porque celebrava assim o senhor.
Aqui vão os momentos mediáticos:
http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20&visual=9&tm=8&t=Mulher-ordenada-pastora.rtp&article=205446

http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?tvprog=1115

2. O impôr das mãos é confiança e envio. Depositam-se esperanças e necessidades. Envia-se com o desejo de futuro. O impôr das mãos é dizer: "Que bom que o nosso Deus te trouxe até aqui!" É dizer: "Que o Senhor te empurre daqui em diante!" O impôr das mãos é carrego que atasca, é leveza que faz voar. Numa ordenação é-se abençoado para servir.

3. Ser pastor/pastora, é um caminho sem mapa, com poucas áreas de serviço, com muitos pneus furados, avarias, despistes e embates. Olham para nós como se devêssemos ser perfeitos e rejeitam as nossas fraquezas, enganos, cansaço. Pensam em nós como super-homens/mulheres. Mas um pastor sabe que é o mais fracos de todos, porque muito lhe é pedido. Só agora durante o estágio a aura de proximidade divina se transformou na luta diária para não largar a mão de Deus. Dizia-me um querido pastor amigo, no dia seguinte à ordenação: "Ser pastor é escolher também o caminho do sofrimento."

4. Basicamente ser pastor é ser luz no meio das trevas. Mas abomino as trevas. Queria viver no mínimo à média luz. Queria ser candeeiro de uma rua bem iluminada. Aquele candeeiro que está aceso durante o dia e quase não se dá por ele. Nada assusta tanto como estar sozinha, diferente, destacada no meio da maioria. E ser pastor é ser luz que luta. Não queria lutar. Queria companhia, consolo, segurança.

5. Ser pastora é luta a dobrar. É preciso justificar. Mostrar que se é digna. Que se é capaz. O mundo religioso ainda é feito à imagem masculina. Nós somos excepção. A novidade. Aquela que é preciso provar se...

6. E como sempre -
Mesmo depois de ordenada -
Se dizemos o que pensamos,
há sempre um homem que nos diz:
"Mulher está calada!"

1 Comments:

Blogger AR said...

Só espero que não tenha sido o teu homem!!
Quanto aos outros, como dizia o Zé de Carvalho (filho), é cagativo. Esquece isso, relativiza, senão, vais passar a vida com uma bola de betão armado amarrado ao teu pé, o que te impedirá de fazer o teu trabalho com 100% de empenho.

O melhor que tens a fazer é rires-te e não te calares. O que eles têm é medo. Pobres coitados!

Deita isso para trás das costas.
Se Deus é por ti, quem será contra ti?!?
Ninguém.

07 março, 2009 21:15  

Enviar um comentário

<< Home