sábado, setembro 09, 2006

Porque hoje é sábado

Tenho que escrever uma pregação.
E a esta hora deveria estar a escrevê-la... Mas não resisto à má língua...só me apetece falar mal dos protestantes & evangélicos:

Recém chegada aqui à zona centro decidi ir visitar a livraria cristã da zona: a CLC de Coimbra... Triste! O estado da livraria diz tudo o que há para dizer sobre o grosso das nossas congregações. Qualquer livraria generalista tem mais livros interessantes sobre Deus... Não esperava uma Buchholz, mas o que vi é confrangedor... tirando o empregado que é simpático e prestável... a livraria em si é horrível, do espaço aos livros... Diz-se que Coimbra é uma cidade universitária... como é que uma cidade universitária tem uma livraria evangélica tão deprimente???...
No entanto percebo que a livraria não é mais do que o espelho do mercado da procura... e neste caso depreendo que não há procura...
Tirando 5 ou 6 livros de teologia sistemática, não havia mais do que livros pietistas de frutos teológicos: ou seja como ser um crente feliz solteiro ou casado, como amar as pessoas odiando o mundo, como viver sendo em exemplo dos fiéis... blá, blá, blá... mas como se pode viver uma coisa que não se sabe o que é?... como é que as nossas livrarias estão cheia de manuais de como... se não têm livros de porque...

Mesmo as livrarias de Lisboa primam por uma selecção apologética: 99% dos livros têm que concordar com a linha teológica da entidade proprietária...
Claro que agora me vão dizer que existe uns 37 livros completamente hereges numa das livrarias e cerca 24 de propósitos duvidosos numa noutra... mas continua a ser mainstream, de tendência cacique e proselitista.


Uma livraria deve ser um espaço de liberdade, de descoberta, de desafio... Com todo o respeito e admiração que me merecem os responsáveis das livrarias e percebendo a luta constante para sobreviver num mercado tão reduzido, não consigo deixar de sentir tristeza pela falta de livros sem bonecos, flores ou WASPs sorridentes na capa...

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Voltei de férias e vi que tu também voltaste ao blog.
Ainda bem.
Marta

11 setembro, 2006 00:17  
Anonymous Anónimo said...

só nos resta a amazon.

11 setembro, 2006 12:15  
Blogger Tiago Cavaco said...

É de chorar, de facto. Anda aí uma colecção da Novo Século que vale a pena. As capas são feiosas e a tradução e edição de texto medíocres mas ainda assim é um refrigério. Tem muitos autores dos teus, alemães e comunas.
Tenho uns dois ou três.

13 setembro, 2006 12:49  
Blogger mulheres_estejam_caladas said...

alemães e comunas... potpourri explosivo...

15 setembro, 2006 21:43  
Anonymous Anónimo said...

Como pode estar à frente de uma igreja com este tipo de pensar e analizar e comentar sobre algo que não conhece. que Deus tenha misericórdia de si , e dos que tem que lidar com a senhora

11 outubro, 2006 22:20  
Anonymous Anónimo said...

Afinal,fico sem perceber como pode se intitular cristã e,mais grave ainda,pastora,quando não obedece ao principal mandamento de Jesus:amai-vos uns aos outros!Pelo menos reconhece que "tem"má língua.Precisa urgentemente de ler Tiago capítulo 3.
Lamento que o seu "pastoreio"passe pela má língua,com a agravante de falar e julgar coisas das quais pouco ou nenhum conhecimento tem.Já aceitou Jesus como Seu Salvador pessoal?E deixa-se guiar pelo Seu Espírito?Onde estão na sua vida os frutos do Espírito?Recomendo que analise e reflicta bem,medite e busque pessoalmente a Deus,sem intermédio de "canudos".Leia I coríntios 3:18 a 23.
Para finalizar,esclareço que o CLC é uma missão,não é uma empresa ou zona comercial!É uma missão sem fins lucrativos.Pode pesquisar na internet e conhecerá melhor esta missão a nível mundial.Todos os que trabalham,fazem-no por amor a Cristo,são missionários.Por isso,esteja á vontade para contribuir financeiramente porque "digno é o obreiro do seu salário"e esta obra precisa de muito apoio,tanto em oração como em ajudas diversas.
Como conclusão cito a Bíblia:"não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária EDIFICAÇÃO,a fim de que MINISTRE graça aos que a ouvem.E não entristeçais o Espírito Santo de Deus..."Efésios 4:29 em diante.

11 outubro, 2006 22:40  
Blogger mulheres_estejam_caladas said...

caro anónimo
1. eu comentei aquilo que conheci. Entrei numa zona comercial (ou seja um sítio onde se troca produtos por dinheiro, se faz compras e vendas) à procura de productos que supostamente haveria aí e o que encontrei foi muito pouco.
2. Ainda que o CLC seja uma missáo a verdade é que é uma livraria, onde cada qual vai à procura de livros. Se a pessoa que vai à procura de livros pensa que a livraria tem um acervo de livros deficitário tem o direito enquanto comprador de comentar o facto.
3. Além do mais o meu post era muito mais contra a inércia intelectual evangélica que, como consumidor ñ procurar ler e estudar (como aliás o demonstram as estatísticas sobre o comum dos portugueses) que contra as livrarias evangélicas. Se leu bem o meu post, eu escrevi que os responsáveis das livrarias me mereciam o maior "respeito e admiração" pois percebia "a luta constante para sobreviver num mercado tão reduzido.".
4. Percebo tb que qd se trabalha de coraçao seja dificil ver as criticas para além de uma abordagem pessoal. Ñ tenho nada de pessoal contra os missinários da CLC, que aliás ñ conheço. só comentei o acervo bibliográfico.
5. Se o caro anónimo se quiser indentificar podemos continuar o nosso debate, ou até quem sabe encontrarmo-nos em Coimbra e discutir o assunto frente a frente.

13 novembro, 2006 13:52  

Enviar um comentário

<< Home