segunda-feira, maio 29, 2006

Cristianismo Alternativo

"Criar um estilo de vida inclusivo nas nossas comunidades."
(Mensagem de Paz e Justiça da Reunião Ecuménica de Mulheres, Genebra 16-21, Março 2002).

Quando uma família não pode, não quer ou não sabe amar uma criança, o Estado retira-a da casa da família e coloca-a em instituições de ajuda social. O cidadão anónimo confia que quem de direito, vai providenciar para que essa criança seja cuidada e lhe sejam dadas oportunidades de uma vida saudável, e dorme descansado. Pois gostava de vos dizer: "NÃO DURMAM DESCANSADOS, PORQUE ISSO NÃO ACONTECE!" Muitas destas instituições são depósitos de crianças, onde elas são alimentadas, têm roupa, não dormem na rua, mas estas crianças e jovens são “casos” ou “situações” não pessoas a serem amadas e cuidadas. Mesmo que não sejam abusadas ou maltratadas, na maior parte das vezes a incúria e o desinteresse é a norma.
Sendo este um Espaço Aberto dedivulgação gostaria de vos fazer um desafio, o nosso compromisso enquanto cristãos é com gente, a igreja é chamada a pastorear o mundo e não o seu quintal denominacional, aquilo que Cristo nos pede é que nos interessemos e nos comprometamos, que olhemos e nos comovamos.
Há várias coisas que cada um de nós pode fazer por estas crianças: Por exemplo muitas destas casas precisariam de um explicador para as meninas ou meninos que ali vivem e que normalmente têm dificuldades de aprendizagem. Oferecer 2 horas da vossa semana seria uma experiencia radical para estas crianças: alguém que se interessa, que lhes oferece do seu tempo sem esperar NADA em troca….
Há ainda outras hipóteses mais impactantes:
Há milhares de crianças que poderiam ir passar o fim-de-semana a SUA CASA.... Se nós queremos ser cristãos a sério e não apenas cristão ideológicos aqui está uma forma premente, relevante e amorosa de viver o crisitanismo... Ore sobre o assunto, busque informação e torne-se uma FAMÍLIA AMIGA ou UMA FAMÍLIA DE AFECTOS. Pode oferecer um lar de afecto a uma criança durante o fim de semana... Brevemente escreverei aqui mais informações... Mas cada um de vós pode pensar nisso. É complicado adoptar uma criança... mas há um modo intermédio de ajudar muitas destas crianças "enfiadas" nos lares da segurança social ou IPSS. (Instituto Privado de Solidariedade Social) há muitas crianças abandonadas, mas que não reúnem as condições legais para serem adoptadas, cada um de nós pode ser esse lar de fim de semana é um desafio.




3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

se souberes de blog ou sites com estas informações diz.
pedro

06 junho, 2006 14:27  
Anonymous Anónimo said...

Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»

08 junho, 2006 12:50  
Anonymous Anónimo said...

Nice colors. Keep up the good work. thnx!
»

22 julho, 2006 16:52  

Enviar um comentário

<< Home