quinta-feira, março 29, 2007

do sono


Desenterrar a sesta

Parte o bom homem vestido de palha, com o chapéu na cabeça e um cajado na mão? Onde irá pergunta-se a família? Pois vai desenterrar a sesta. (?)

O "Desenterrar a sesta" e o "Enterrar a sesta" é um costume singular da região de Coimbra, mais especificamente da antiga localidade de Vila Franca perto da E.N. 1, hoje denominada Salgueira. Consiste a tradição em exumar uma enorme pedra no dia 19 de Março e voltar a enterrá-la no dia 8 de Setembro, simbolizando o antigo costume de dar sesta aos trabalhadores rurais durante o tempo de primavera e verão.

O sono do justo
...e no meio de um testemunho sobre a intervenção de Deus na nossa vida, diz um dos senhores da igreja: "Pois hoje quando acordei disse para a minha mulher, hoje vou levantar-me cedinho pois há muito trabalho para fazer... então não é que adormeci! E eram já quase 7 da manhã quando voltei a acordar!"
Pois é aqui as pessoas acordam 5h30 / 6h00...
Não é de admirar que um outro senhor coitado cabeceasse durante o meu estudo bíblico. É que às 22h00 já ele devia ter trabalhado no mínimo umas 13 horas.

2 Comments:

Blogger Jorge Oliveira said...

Achei muito curioso o termo "Enterrar a sesta". Faz-me falta a sesta e a sexta. lol

29 março, 2007 16:27  
Blogger mulheres_estejam_caladas said...

Zzzzzz
eheheheh

30 março, 2007 09:59  

Enviar um comentário

<< Home