sexta-feira, janeiro 22, 2010

Semana de oração pela unidade dos cristãos 2010

Este ano estamos a fazer uma maratona de 6 reuniões. Este ano o texto da celebração é lindíssimo. Escrito na Escócia é um texto que nos convida a reflectir sobre a caminhada de Emaús.

Dia 1 - Figueira da Foz - A minha colega Sandra de toga preta dirigiu com o pároco local a cerimónia. No final diz-me uma senhora bem intencionada: "A pastora é muito simpática, mas se tivesse vestido qualquer coisa mais alegre, ficava melhor..."

Dia 2 - Cantanhede - Balança-se o Frei franciscano folfazão e feliz ao som da música dos cânticos. No final uma paroquiana pergunta-lhe: "O senhor é pastor protestante?" (o frei estava com o hábito franciscano e disse-lhe que era frade) "...dançou tanto ao som da música... - explicou ela confusa" (ela não conhece os nossos circunspectos pastores, só me viu a mim também a balançar, talvez pense que o clero protestante é dado ao pezinho de dança)

Dia 3 - Arazede - Como era uma celebração diferente o pároco local e eu estávamos sentados numas cadeiras ao nivel das primeiras filas da assistência. À minha frente ficava um homem alto que sem reparar me tapava completamente dos olhares dos fieis. Vem de lá do lado uma furiosa senhora que arranca tal homem (marido dela percebi depois eu) da primeira fila dizendo-lhe baixinho: "Não vês que estás a tapar a pastora? Mais valia não teres vindo!"

Dia 3 - Alhadas - Assim que começou a celebração entrou um cãozito pela igreja dentro e não arrancou pata durante todo tempo, passeou-se pelo altar e coxias, ninguém parecia importar-se. No final percebi que ele era um habitué das celebrações, e todos até sabem o seu nome.