Chiquititas: O século das crianças
1. de sonho. O argumento é básico: juntam-se crianças que supostamente são boazinhas, pobres mas muito alegres, com vilões de cabelo preto e alma tenebrosa. Umas pitadas de música, fadinhas ou anjinhos da guarda e já tá.
No horário nobre vê-se contos de fadas com muitas cores e personagens com a profundidade de telitubie. É verdadeiramente o século da televisão-criança.
2. de verdade. Tendo convivido com a realidade dos lares de crianças, odeia estas romantização. Reconheço que estou a ser fundamentalista. Mas estes actores com ar de benzoca, nada têm a ver com os verdadeiros enjeitados. O mundo dos lares não tem chupas-chupas gigantes ou estrelinhas luzentes, uniformes a condizer ou brinquedos coloridos estilo Imaginarium. A maior parte são cinzentos, com humidade. As crianças são violentas da raiva e da dor. Sei que pareço uma desmancha prazeres exagerada. Mas nas IPSS e nos lares do Estado escasseiam as Lilis. E os maus raramente são derrotados pelos bons.
2 Comments:
antes assim...que morangos com açucar...
Concordo...parece que estamos a tentar criar e mostrar ás crianças um mundo que não existe...que se calhar era bom que existisse...mas não existe!
Que Deus a abençoe
Enviar um comentário
<< Home