quarta-feira, janeiro 17, 2007

Porque no domingo foi o dia da entrega da menor moeda


A ideia da Fraternidade da menor moeda surgiu em 1956.
A missionária Indiana, Shanti Solomon, que viajava como parte de uma missão ecuménica de reconciliação entre as mulheres que viviam experiências de pós-guerra, foi impedida por uma questão de passaporte de poder ir evangelizar na Coreia. Ficando para trás, Shanti esperou e orou por inspiração. Ela sentiu o quanto as fronteiras dividiam os homens e o fosso económico dividia crentes de diversos países. Ao reflectir neste problema de divisão e diferença económica, Shanti percebeu que a oração transcendia fronteiras e estratos sociais e imaginou o poder que teria por todo o mundo o facto de mulheres orarem umas pelas outras ao mesmo tempo que punham de lado a mais pequena moeda do seu país, como símbolo de entrega e sinceridade. Surgiu assim a fraternidade da menor moeda: Um movimento de oração e solidariedade que pudesse unir num mesmo propósito todas as mulheres do mundo. Durante todo um ano, cada mulher podia orar pela paz, reconciliação e justiça no mundo e quando assim o fizesse juntava a menor moeda corrente no seu país. Seria a moeda da unidade num propósito de oração. Não importa qual a condição social de cada mulher, pois assim todas poderiam contribuir com algo - A menor moeda seria símbolo de igualdade e unidade.

O movimento da menor moeda realizou-se até 1970 como parte da Conferência de mulheres da Igreja Asiática e estendeu-se a todo o planeta a partir dessa data.
Este movimento da menor moeda existe há 50 anos. Cada mulher pode durante o ano orar e juntar a menor moeda do seu país e depois juntar-se com outras mulheres de um grupo ou da sua igreja e enviar o montante para a sede do Comité Internacional da F.L.C. (Fraternidade da Menor Moeda) cuja sede se encontra na cidade de Genebra, Suiça. www.pcusa.org/pcusa/horizons/hrznnodc06/flc.pdf -

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Na sua carta, S. Tiago exorta os seus ouvinte a não serem meros receptores da Palavra de Deus, mas a serem praticantes dessa mesma Palavra. (Tg. 1, 22). Shanti Solomon recorrendo à oração sentiu a inspiração para criar a fraternidade da moeda mais pequena: um movimento de oração e de solidariedade que pretende unir todas as mulheres do mundo num mesmo propósito. A oração desperta, certamente, no coração humano desejos de realização de gestos concretos de Amor ao próximo, mas deve ser também um espaço de unidade e de comunhão entre todas as pessoas. É bom ver como Deus vai inspirando, por todo o mundo e em todos os tempos, pessoas que põem em prática gestos reais de Amor ao próximo.
Ana

18 janeiro, 2007 11:36  

Enviar um comentário

<< Home