quinta-feira, janeiro 11, 2007

Espécie em vias de extinção

Estas vão ser as semanas de preparação da semana de oração pela unidade dos cristãos, na qual faremos celebrações conjuntas com as paróquias católicas da nossa freguesia.
Ontem à tarde, eu, o meu tutor e outro colega estagiário reunimo-nos com 2 padres: um franciscano de Coimbra que pertence à Comissão Ecuménica, e o pároco local - velhote bem disposto e afável. Nessa reunião esteve também presente a irmã do padre.

Interessante figura a dessas mulheres que por causa da vocação de um irmão se desfazem da sua vida, tornando-a numa missão de serviço: cuidar da vida terrena do" senhor prior" como ela lhe chama. Preocupa-se com o seu horário, trata-lhe da casa, da roupa, ajuda-o na missa. Conhece o rebanho e fala deles chamando-lhes "o povo". Sabe que são gente simples que não querem muito palavreado "porque senão adormecem". Fala dos paroquianos dizendo "eles", pois sabe que ela não é um deles, ela é a irmã do senhor padre. Há um "nós" e "eles" bem demarcado.

Hoje estas irmãs de padres estão a desaparecer, cada pessoa tem uma vocação ou caminho, é raro escolhermos como nosso caminho o caminho dos outros... Parece que entrei num romance do século XIX, gostaria de conhecer a história desta mulher de sorriso aberto e nome doce: Maria da Saudade...

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É bom ver como a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é preparada com cuidado e de forma tão natural... A Unidade na Oração sempre com respeito recíproco! Há tanto em comum entre os Cristãos de diferentes confissões!
Ana

12 janeiro, 2007 00:04  
Blogger mulheres_estejam_caladas said...

é verdade, há tanta coisa em poderíamos trabalhar juntos, usando a riqueza da nossa diversidade...

12 janeiro, 2007 02:52  
Anonymous Anónimo said...

Não é minha intenção monopolizar o espaço dos comentários no seu blogue e por isso peço desculpa, por escrever uma vez mais nele, mas encontrei uma notícia relativa ao VIII Fórum Ecuménico Jovem que se realizou na Guarda, em Outubro passado. Lá, D. Manuel Felício convidava os participantes a um "recentrar da atenção de todos na pessoa de Cristo, numa relação mais profunda com o Senhor da Igreja una". É bom ouvir isto, sobretudo, porque é importante que os Cristãos unidos em Oração e em Caridade ao mesmo Senhor, se vão sentindo irmãos dispostos a encetarem caminhos de reconciliação e de "unidade" (ainda que depois se expressem na diversidade)...Ainda bem que nos últimos anos se tem feito um grande caminho este sentido...
Quanto às irmãs dos sacerdotes, como a Maria da Saudade, não me parece que elas sintam que se estão a "desfazer da sua vida", mas estão a responder ao chamamento de Deus, trabalhando dessa forma para o Seu Reino.
Ana

12 janeiro, 2007 15:22  
Anonymous Anónimo said...

ainda bem que voltaste a escrever. já tinha saudades.
bjs
marta

12 janeiro, 2007 21:29  
Anonymous Anónimo said...

Sim, a Menina saudade, como gosta de ser chamada, é no minimo uma personagem curiosa... para ñ dizer mais...

01 fevereiro, 2007 20:07  

Enviar um comentário

<< Home