quinta-feira, junho 01, 2006

O que é uma Igreja?


A Igreja é uma comunidade de gente que sabe que não é perfeita e por isso se sente perdoada todos os dias. A Igreja é um conjunto de gente agradecida e que quer transmitir ao mundo essa felicidade de viver perto do coração de Deus. A Igreja respira pelo sopro que o Espírito de Deus lhe dispensa, levanta-se pela força do Deus que criou os céus e a terra e caminha com a simplicidade e a misericórdia do Jesus de Nazaré.

A Igreja é uma comunidade de pastores/poetas, que partilham experiências e recordam a tradição. O poeta escuta a dor e questiona os tempos, pois sabe que o clamor do povo deve entrar em diálogo com a palavra divina que os empurra a ir mais além de si mesmos. Os poetas proclamam o desejo de transformação e renovação.


A Igreja é uma comunidade de pastores/profetas. Os profetas inclinam os corações dos homens para Deus. O profeta fala das dificuldades do caminho correcto, desperta a consciência para o facto de não sermos o centro do mundo. O profeta é mensageiro da esperança, encoraja a viver vidas de serviço e entrega aos demais. Os profetas lêem o passado com os olhos já fitos no futuro e é com essa urgência de futuro que nos ajudam a viver o presente de forma radical. O poeta sonha o presente para construir o futuro.

A Igreja é uma comunidade de pastores/apóstolos. Servos enviados ao mundo. Homens e mulheres que vivem com compromisso de servir sem olhar a raça, estatuto social ou sexo.
A Igreja é uma comunidade com uma mensagem de amor que não espera retribuição e um estilo de vida radical.


Artista Eric Nykamp