quinta-feira, maio 31, 2007

só para iniciados

O irmão Serafim é uma espécie em extinção das nossas igrejas.
Vai ao estudo bíblico com duas bíblias. (Não sei muito bem para quê já que sabe a Bíblia de cor).
Consegue ter uma ampla visão da Bíblia já que é um autêntico motor de busca. Qualquer palavra que surja ele sabe onde se encontra no Antigo Testamento, nos Evangelhos e nas Cartas, e até lhes junta uma pitadinha de dogmática.
Este acervo de cultura bíblica é um desafio para qualquer dirigente de Estudo Bíblico.
Para o irmão Serafim, a Bíblia é encarada de forma holística: tudo está relacionado com tudo.

Hoje o tema era Espírito Santo.
EU: "Vamos primeiro falar do Espírito no Antigo Testamento" - digo eu para iniciar - "No Antigo Testamento o Espírito é força criadora, é derramado sobre pessoas individuais e....
SERAFIM: (interrompendo) "Como no segundo capítulo do livro de Actos, onde o Espírito santo é derramado sobre os discípulos para lhes dar poder."
EU: "Sim ,tem toda a razão, mas continuemos com o Antigo Testamento. (...) Em Isaías temos a figura do servo do Senhor, sobre o qual..."
SERAFIM: Essa imagem é dada a Jesus quando ele diz: "O Espírito do Senhor, me ungiu para...."
EU: "Sim ,sim. A passagem é uma citação do livro de Isaías, mas já vamos ao Novo Testamento." (Apresando a passagem pelo AT, falo de Isaías e Ezequiel onde me apresso a dizer) "Vamos já passar ao Novo Testamento... (depois de ouvir uma outra citação do Novo Testamento).
SERAFIM: "Pois mas está tudo interligado."
EU: "Então vamos lá aos evangelhos..."
SERAFIM: "Temos também a 1 carta aos coríntios, onde Paulo no capítulo..."
EU: "Vamos já às epístolas, mas comecemos pelos evangelhos. Em que situações da vida de Jesus, podemos nós encontrar sinais da presença do Espirito...
SERAFIM: "Temos também o livro de Ezequiel..."

I rest my case...

o Espírito sopra por onde quer e para onde quer... e nada segura o espírito destas queridas enciclopédias vivas...

1 Comments:

Blogger Sara CS said...

Nini, para te poder adicionar ao blogue privado, tal como pediste, preciso do teu mail. Envia para sara_csoares@hotmail.com
Beijinhos.

01 junho, 2007 23:45  

Enviar um comentário

<< Home