quarta-feira, novembro 15, 2006

O profeta


O profeta é um trovador, um bardo que guarda as memórias de um povo a fim de criar espaços de desenvolvimento e identidade.

O profeta é um visionário que interpreta o passado e projecta o futuro a fim de construir e transformar o presente.

O profeta é um poeta com a sensibilidade de escutar a dôr da gente e com o propósito de questionar a Deus.

O profeta ñ é um historiador, é um opinion maker, um observador, um agitador social.

A história faculta-nos informaçao. Baseia-se em fontes, busca os factos históricos. A profecia busca as emoçoes, as sensaçoes, as imagens.

O profeta parte da história, já que toda a bíblia é a história da encarnaçao de Deus, mas partindo dos eventos busca a explicaçao, busca o sentimento do inconsciente colectivo que está aí latente entre as gentes, propoe un sentido intencional que esteja para além dos factos, traça un desígnio eterno e real.

A profecia é comentário, glosa, nota a pé de página.

A história cristializa a memoria. A profecía da-lhe asas, instiga-a a ter esperanza. A profecía reúne a comunidade, oferecendo-lhe uma pátria de esperanza. A palabra profética transmite a cada um: valor, vínculo e propósito, desafiando-o à renovaçao, à mudança, rasga horizontes de saída.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Profeta é aquele/a que no meio do Mundo, eleva a voz, em nome de Deus. Numa cultura, numa sociedade, cada vez mais "afastada" de Deus, como a nossa, cabe ao profeta lembrar os seus contemporâneos que Deus continua aberto e acolhedor, que a todos ama, ainda que as pessoas vivam longe d'Ele.
Qualquer pessoa (sobretudo crente) pode ser profeta e Deus serve-se dela para convocar as pessoas até Si.
Deus também "chama" homens e mulheres para entregarem plenamente a sua vida a Ele, de forma ministerial e, desse modo, serem testemunhas proféticas do amor de Deus pela humanidade.
Que Deus permita que a sua vida continue nesta dimensão profética, de maneira que através dela mais e mais pessoas se possam aproximar de Deus e se sintam amadas por Ele.
Ana

24 novembro, 2006 20:20  

Enviar um comentário

<< Home