quarta-feira, maio 10, 2006

Não vale a pena amaldiçoar as trevas, o melhor é acender uma vela...


Os cristão têm muitas vezes o anseio de criar cristandades: Queremos ter um território com leis cristã, um povo que obedeça aos mandamentos "bíblicos" e esquecemo-nos que Cristandade e Cristianismo são na maior parte das vezes antagónicos.
O cristianismo é boa nova de libertação, a cristandade quer organizar a vida das gentes e impor padrões fixos.
O cristianismo é o desasossego do Espírito, a cristandade é o sofoco da letra da lei que esmaga.
Mais do que alguém que serve a comunidade em que vive, o cristão é muitas vezes o moralista cinzentão que pensa poder julgar o mundo, como se Deus lhe ortogasse um dom superior de saber distinguir o bem do mal acima de qualquer outra criatura.
Sabemos tão pouco das pessoas, mas gostamos tanto de lhes dar conselhos...

Amamos a justiça, de quem pensamos ser arautos, e temos tão pouca misericórdia para com o nosso semelhante que sofre…
Queixamo-nos desta sociedade pagã e afastada das coisas de Deus… provavelmente a sociedade não quer estar longe de Deus… quer é estar longe de nós devido à nossa soberba de pensar que sabemos tudo e somos os melhores cidadãos do mundo….
Porque razão, é que os nossos vizinhos ateus, deveriam gostar de gente tão sentenciosa, que julga que o mundo gira à volta da sua fé e que para além disso tem uma falta de sentido de humor desastrosa?
Somos chamados a servir a comunidade: Mais do que julgar o mundo somos chamados a olhar o outro e a comovermo-nos com a sua história de vida, a celebrar as suas alegrias e a ampará-los na sua dor…sem aquele arzinho de superioridade que transanda a auto-satisfação-porque-sou-melhor-do que-os outros-já-que-escolhi-a-melhor-parte.

Mais do que julgar o mundo somos chamados a servi-lo... Mais do que amaldiçoar o tempo em que vivemos, somos chamados a acender velas de alegria e vida...