quinta-feira, abril 05, 2007

Humildade


Senhor, em silêncio e em quietude
Sinto que o Teu amor me invade
E vai desalojando a impureza.
As Tuas mãos mansas e firmes,
Seguram a toalha.
Sinto-as em mim.
Tudo isto aceito.
Só não suporto,
ver-Te ajoelhado aos meus pés.

Compreendo Pedro,
O que ele sentiu
Ao ter de se inclinar para olhar para Ti.
A indignação sufoca-me
E, como ele.
Também eu me revolto.


Um Deus distante e poderoso.
Esse sim,
adapta-se ao modelo do mundo em que vivo;
Um mundo em que reina a subserviência e a lisonja.
Mas ver-Te aos meus pés, Senhor!
Não posso,
sinto-me ameaçado.
É uma dádiva grande demais.
Prefiro erguer-Te
E voltar a pôr-Te no pedestal.
É esse o lugar de Deus.


Contudo,
parece-me descobrir o que queres dizer:
Que num mundo onde tudo tem um preço
O Teu amor é de graça.
Que no Teu reino o privilégio não existe.
E que, a um toque da Tua mão,
Todos os valores do mundo se subvertem.
É a Tua dádiva, Senhor:
Imensa,
Diferença de tudo
o que os meus olhos viram.
Sem preço.
Sem dinheiro que a pague
Nem esforço que a alcance.
Basta aceitá-la.
Senhor, dá-me a humildade
De aceitar a Tua humildade.
Poema: Eddie Askew
Pintura: M. A. Kirk, Laura Fisher, Leszek Forczek.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Senhor!
Transfigura-me para que,
à Tua imagem e à Tua semelhança,
Ame o Pai com a mesma intensidade
com que Tu O amas!

Senhor!
Transfigura-me para que,
à Tua imagem e à Tua semelhança,
Ame o meu próximo com a mesma intensidade
com que Tu o amas!

Senhor!
Transfigura-me para que,
à Tua imagem e à Tua semelhança
transmita,
a todos os que me rodeiam,
a Tua Paz, a Tua Alegria e a Tua
Esperança!

Santa Páscoa 2007

Ana

06 abril, 2007 19:34  
Blogger mulheres_estejam_caladas said...

obrigada ana.
gostei muito da poesia
bjs
nini

09 abril, 2007 00:49  

Enviar um comentário

<< Home