quinta-feira, agosto 07, 2008

Ventos de mudança

Um fellowblogger é agora um músico com CD nas prateleiras da FNAC e até fez um vídeo com areia como cenário, e vestido de modo apropriado para quem tem areia de uma praia por cenário.
Acresce que esse fellowblogger está também responsável por uma igreja. E penso de como o pecado é tão civilizacional.
Há 50 anos atrás numa comunidade presbiteriana um evangelista foi expulso porque as 2 filhas (ó inclemência, ó martírio) iam a bailes!!!! uh.... A igreja nunca recuperou da perda desse grande impulsionador do trabalho com crianças, mas "salvaram-se" a moral e os bons costumes.

Há uns 20 anos era impossível ir de calças para a frente da 1ª igreja baptista (podia-se ir ao culto de calças - sim não éramos pentecostais. (?!) - mas não se podia dirigir uma reunião de calças. A geografia da santidade assim o exigia: quanto mais para a frente maior o grau de santidade requerido). Cresci a assistir inúmeras reuniões de jovens onde nos catequisavam o horror às discotecas, concertos, música "mundana". (A música mundana era toda a que fosse escrita depois do século XIX, excepto a produzida pelo evangelicalismo americano).

As nossas igrejas têm listas de moralejas que defendem como evangelho. Gostei do vídeo. Adoro as músicas. E imagino as hiperventalizações pastorais de alguns defensores da "moral e bons costumes" da nossa praça... Sempre anima a season...