terça-feira, outubro 02, 2007

O incentivo de vidas vazias


Incentivo à natalidade que privilegia as famílias com menos rendimento familiar.

Há poucas crianças e por isso o Estado pretende que através de subsídios durante os 3 primeiros anos de vida, o número de nascimentos suba.
Loucura. A maior parte das famílias funcionais sabem que depois dos 3 anos vêm outros anos de todas as despesas.
O que vai acontecer? As famílias disfuncionais que já engravidavam para receber rendimento mínimo e abonos de família, vão sentir-se motivadas. Passam horas as assistentes sociais a dissuadir as mulheres que não podem sustentar e acarinhar crianças de terem filhos, para agora os Estado que não emprega nem os psicólogos, nem os assistentes sociais suficientes, estragar toda esta luta de não trazer crianças ao mundo para não serem amadas.
Quem conhece este ciclo de pobreza, descaso e "venham os filhos que se criam" mas que na verdade são negligenciados, só pode estar horrorizado.

Querem mais crianças no país? Que tal não fechar urgências? Que as mães possam ter licença de maternidade sem correrem o risco de serem despedidas, pressionadas, prejudicadas. Que as creches e jardins de infância sejam gratuitos. Que as mães possam realmente escolher ficar em casa se assim o desejarem. Que haja bolsas escolares a sério para as crianças e jovens. Que os dentistas, oculistas e pediatras sejam gratuitos. Talvez assim as famílias pensem em mais crianças.

4 Comments:

Blogger Hadassah said...

Também vejo as coisas assim...que sentido faz incentivar a natalidade em famílias com rendimentos abaixo do "limiar da pobreza", como é o caso?

Outra medida patética é estar-se a pensar em alargar os horários dos infantários até às 22:30?! Em vez de se diminuir a carga horária de trabalho das mães...

Há coisas tão básicas...que não entendo como não são acauteladas.

02 outubro, 2007 02:39  
Blogger mulheres_estejam_caladas said...

E já agora criar um subsídio, para pagar a dormida das crianças nos infantários para maes que durante a semana não as possam ir buscar...

02 outubro, 2007 08:13  
Blogger Ana Rute Oliveira Cavaco said...

mais uma vez famílias de classe média e com estrutura e vontade familiar para aumentar o agregado são as grandes prejudicadas...

02 outubro, 2007 08:30  
Blogger Hadassah said...

Para quem não ouviu/leu a notícia, deixo o link:

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=251283&idselect=21&idCanal=21&p=200

Título: Creches devem ter horários alargados

Parágrafo "mor":

"Para reforçar a sua ideia, Vieira da Silva deu o exemplo de uma creche que visitou ontem, em Vila Nova de Cerveira, “que estava aberta das sete da manhã até às dez da noite e estava cheia."

Mais uma vez não se resolve o cerne da questão...

02 outubro, 2007 13:24  

Enviar um comentário

<< Home